Educação e Tecnologia

Tudo que está relacionado a educação e a tecnologia farão parte deste blog.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Essa a atividade 3 da semana 1 do curso Criação de exercícios online da Professora Júnia Braga do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado pelo Computador da UFMG.

A atividade é a seguinte:
Com base no texto e no vídeo da semana: ‘O livro de areia’ de Jorge Luiz Borges e do vídeo Helpdesk, responda as questões:
*De que maneira o uso das novas TICs pode contribuir para a ampliação de novas possibilidades de aprendizagem no contexto educacional?
*De que forma poderemos articular o uso dessas novas TICs levando em consideração o contexto da sala de aula?
*Proponho um levantamento de possibilidades pedagógicas de avatares e podcasts na sala de aula e ‘trabalhos de casa’.

O uso de novas TICs atualmente aparece no cenário educacional como o grande influenciador no perfil dos professores e dos alunos. No nosso caso, por exemplo, estamos deixando de ser meros transmissores de informação para nos tornamos mediadores do processo ensino/aprendizagem. E no caso de nossos alunos, a história torna-se mais simples, pois, eles já são nativos digitais. Parece tudo muito simples e fácil de colocar em prática, mas uma questão deve ser refletida, a ideia de nós professores nos tornarmos mediadores do processo ensino/aprendizagem é que é mais complicada.

Para que esse processo ocorra de forma a utilizarmos as TICs como um “conector” para facilitar a aprendizagem e torná-la significativa para nossos alunos é preciso estarmos sempre em continuo processo de formação e aceitação das inúmeras possibilidades que a tecnologia pode nos propiciar no ambiente profissional.É neste momento que esbarramos na resistência de alguns profissionais que não percebem a relação e utilização de tecnologias no desenvolvimento da aprendizagem e que para aproveitarmos ao máximo o uso das TICs, que por si só não se aplica e importante termos objetivos para chegarmos ao produto final, que é a construção do conhecimento.

A articulação do uso das TICs em sala de aula deve ser ponderada, quando levamos em conta que no cenário tecnológico aparecem novas ferramentas que se multiplicam a todo instante e que o professor não tem muito tempo de absorvê-las para aplicá-las. Acredito que é ai que entra o bom senso do profissional e do corpo escolar, reunir-se e discuti os objetivos e necessidades que devem ser priorizadas e quais TICs serão utilizadas. Não adianta ter quantidade de informação e sim qualidade, tendo em mente a realidade em que a comunidade está inserido, para construir bem o conhecimento e o reconstruir, tendo noção de que é efêmero.

A utilização de avartares e podcasts em sala de aula ou em casa pode proporcionar aos alunos trabalharem em grupo gerenciando sua aprendizagem de forma a produzirem seu próprio conhecimento. Além de mostrar-lhe os novos conceitos virtuais que podem ser transportados de forma prazerosa para dentro do ambiente escolar, ou seja, aquilo que ele já faz em casa para postar nas redes sociais, pode e deve ser utilizado para valorizar seu trabalho escolar priorizando seu conhecimento e desenvolvimento acadêmico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Pessoal, deixe seu comentário?

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial