Educação e Tecnologia

Tudo que está relacionado a educação e a tecnologia farão parte deste blog.

domingo, 4 de outubro de 2009

O que o blog pode fazer pela educação?

Febre da internet, os blogs vão do caos à liberdade de expressão
Em dados recentes, hoje no mundo, chegou-se a 59 milhões o número de pessoas que acessam os blogs, 15,5 milhões é o total de blogs existentes e um blog é criado a cada segundo. Mas, essa se tornou uma questão muito complexa - os blogs que inundaram o mar da navegação na internet. De um lado estão os que são a favor, como prática de escrita - vale qualquer coisa para ver as pessoas escrevendo - e, de outro, estão os mais puristas que não querem que a linguagem se perca nesses mecanismos que são hoje uma febre na internet. Na verdade poderíamos classificar os blogs como indo do céu ao inferno, da confusão à liberdade plena de expressão.
O que é blog?
Mas o que é um blog? Blog, abreviatura de weblog, é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto organizado cronologicamente (como um histórico ou diário), é uma página pessoal onde as pessoas podem exercitar e expressar a si mesmas, usando uma ferramenta simples e eficiente que permite que qualquer pessoa monte um sistema de publicação rapidamente, e passe a publicar o que quiser.
A concepção do espaço pessoal virtual não mudou muito nesses 16 anos de sua criação; o que mudou foi a ferramenta. Existe pouca diferença entre as antigas páginas pessoais hospedadas na Geocities, Fortunecity, Acme City etc. - muito popularizadas na década de 1990, seguidas dos sites de webcam, os grupos do Yahoo! e os fóruns - e os blogs de hoje. Todos passaram e foram esquecidos. Muitas páginas que foram visitadas por milhares de pessoas, consideradas revolucionárias, hoje, em 2006 nem são mais lembradas.
A educação e o blog
Para os professores o blog pode ser considerado uma ferramenta muito útil. No próprio site de busca mais famoso do mundo - Google - existe uma alternativa que permite a pesquisa específica ao universo dos blogs. É possível encontrar de tudo, desde o diário de uma adolescente até um blog onde as notícias mais relevantes podem ser acessadas; desde confissões, fotos da turma, até contos, ensaios ou qualquer outra coisa - quando e de onde quiser. Mas o que é mais relevante quando o assunto envolve gente? Como diz Caetano Veloso: "...Gente é muito bom / Gente deve ser o bom / Tem de se cuidar / e se respeitar o bom...".
Assim, fica impossível classificar com estrelinhas o que é melhor ou não para determinada pessoa (como é o caso dos filmes que entram em cartaz nos cinemas). Não há como fazer crítica. O que é melhor e o que não serve para nada vai da percepção e da necessidade de cada um. A avaliação é muito subjetiva, desde que autonomia e versatilidade passaram a ser as palavras-chave para este espaço virtual da rede de computadores. O que vai ficar para a posteridade? Só o tempo dirá, e ele está mais preocupado em passar do que parar para analisar os blogs.
Espécies de páginas na internet
Existem várias espécies de páginas na internet: são elas os blog, fotologs, páginas pessoais ou o Orkut, que se popularizou de forma tão ampla que até os departamentos de recursos humanos das empresas, durante a seleção para determinados empregos, o consulta para saber qual o tipo de comunidades que o aspirante ao emprego se inclui. Aqui mesmo no nosso portal - Portal da Educação Pública - tivemos a iniciativa de falar sobre este assunto a partir de algumas sugestões de nossos leitores, que acham blogs interessantes para serem divulgados para o nosso público-alvo - os professores e alunos.
O fato é que a ferramenta existe e cabe ao mestre a melhor maneira de orientar seus alunos como deve ser usada. O professor, aquele cuja profissão é dar aulas e orientar, sempre será o mais importante mesmo nesta época em que a informação é abundante e oferecida indistintivamente.
Blogs interessantes: você vai achar um que combine com o seu jeito de ser!
Wikipédia, a enciclopédia livre - Explicação sobre o que é um blog e como apareceu e sugestões de blogs e de como podem ser utilizados.
Blogs na Educação - Um blog que ensina como usar o blog na educação , para aprendizagem.
Blogs na sala de aula - Blog na sala de aula, texto que ensina como é crescente o uso do blog na sala de aula.
Teatrolândia - Experiências em nível da Expressão Dramática, com crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais, em contexto Escolar.
Glossário do Weblog - Glossário dos nomes mais utilizados e dos nomes das ferramentas utilizadas na internet.
Sinopse Info - Serviço de diário oferecido pela Internet para o público em geral.
Dicionário básico para a Internet - "Diário pessoal e público" publicado na internet - é um tipo de página pessoal no qual o dono desenvolve alguma conversa sobre um ou vários assuntos interessantes e deixa aberto um mural com a opinião dos visitantes.
A Escola de Pais - Blog que ajuda aos pais a entenderem e ajudarem seus filhos, com conselhos e dicas também para os jovens.
Portugal dos Pequeninos - Blog que conta a experiência de alunos e professores em Portugal.
Currículo & Cultura - Neste blog de alunos de mestrado, partilha-se as experiências em educação para crianças (Educação Musical, Comunicação Visual e Expressão Plástica).
Inquietações Pedagógicas - Sobre as inquietações pedagógicas dos professores em relação aos alunos, seus medos e ansiedades diante da escola.
Por: Mara Lúcia Martins

0 Comentários:

Postar um comentário

Pessoal, deixe seu comentário?

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial